O ciclo mensal
Em breve, ter o período vai parecer-te tão natural como respirar. Fica a saber aqui informações sobre o ciclo mensal que dá origem aos períodos e o que acontece entre os mesmos.
O que é o ciclo menstrual?
O tempo entre o início de um período e o seguinte é de aproximadamente um mês; é por isso que se chama "ciclo menstrual". (A palavra vem do Latim para "mês", que é mensis.) Para facilitar a contagem e falar com o ginecologista ou outro médico, chamamos "dia um" ao primeiro dia do período. Muitas vezes, a menstruação é a única coisa que notas relativamente às mudanças que se processam todos os meses no teu corpo, mas estão a acontecer muitas coisas nos "bastidores"!
O filme animado mostra-te exatamente o que acontece durante o ciclo menstrual. Podes reproduzir o filme todo ou clicar diretamente no tema que te interessa.
Quantos dias decorrem normalmente entre dois períodos?
Um óvulo amadurece num dos ovários aproximadamente a cada quatro semanas.
Este é apenas um período de tempo aproximado, uma vez que o ciclo menstrual é diferente de rapariga para rapariga! Por vezes é mais longo, por vezes mais curto. Observa os dois exemplos seguintes, para veres o funcionamento de diferentes ciclos menstruais: O primeiro ciclo tem uma duração de 28 dias, o que corresponde à média. Com 33 dias, o outro ciclo é claramente mais longo, mas continua a ser perfeitamente normal. Lembra-te de que as informações sobre dias férteis e períodos de ovulação em ambos os exemplos de ciclos menstruais são valores meramente indicativos e aproximados. Se quiseres saber o que acontece em dias específicos, começa a reproduzir o filme animado.
Porque é que os meus períodos são irregulares?
Quando começas a ter o período, é normal que seja irregular. Por isso, não entres em pânico se por vezes o período não aparecer no dia previsto. Às vezes são precisos vários anos para as tuas hormonas estabilizarem e os teus períodos ficarem regularizados. A dieta, o stress, as viagens e outros fatores também podem causar variações no teu ciclo.
Se tiveres dúvidas ou se quiseres obter mais informações, fala com o teu médico.
Alguns factos sobre a menstruação: O que é, qual a duração, qual a quantidade e qual a intensidade?
O que é? O fluido que sai da tua vagina durante a menstruação tem muitos mais componentes do que se pensa, não é só sangue. Contém também corrimento vaginal e revestimento uterino que é libertado. A cor do fluido menstrual pode variar muito, desde o vermelho ao castanho escuro.
Qual a duração? Por norma, o período dura entre três e sete dias. Mais uma vez, isto é variável de mulher para mulher, não existe um padrão "normal" quando se trata do período!
Qual a quantidade? Tal como com as outras características do período menstrual, a quantidade de sangue e tecido que é libertada varia muito de mulher para mulher. Em média são libertados 65 ml de fluido menstrual – é cerca de meia chávena, no total. Não parece muito quando colocado desta forma, não é?
Quais são os dias mais intensos do ciclo menstrual?
Irás constatar que há dias de menstruação mais intensa e mais ligeira. No início do período, o fluxo é normalmente mais abundante, sendo que cerca de dois terços do fluido menstrual são libertados nos primeiros 2 ou 3 dias. O fim do período corresponde aos dias de fluxo mais ligeiro, quando é libertado o restante terço. No entanto, isto também pode variar de rapariga para rapariga. Irás habituar-te ao teu ciclo e ficarás a saber rapidamente quando usar diferentes tipos de tampão.
Os meus períodos serão iguais ao longo da minha vida?
O teu período nem sempre será igual e pode sofrer alterações quando fores mais velha. A maioria das mulheres sente alterações na duração, intensidade e evolução do período, ao longo das suas vidas. Os períodos são menos regulares nos primeiros anos e também à medida que as mulheres se aproximam da menopausa. Tomar a pílula contracetiva também pode tornar o fluxo menos abundante do que anteriormente, além de normalmente tornar o período mais regular. Depois de terem um bebé, muitas mulheres notam que os seus períodos são mais intensos. Por este motivo, existem tampões de diferentes tamanhos e níveis de absorção; assim, encontrarás sempre o tampão mais adequado ao teu caso. Para saberes quais os tampões ideais para as raparigas que começaram a ter o período há pouco tempo, clica aqui.