De que forma está o meu corpo a mudar?
É tudo normal! Não sintas vergonha
Os seios e as ancas, os pelos púbicos e as borbulhas… É normal ficares constrangida com as mudanças do teu corpo. Mas lembra-te: todas as pessoas passam pelo mesmo processo, até mesmo os rapazes, à sua maneira. As mudanças que começas a ver são completamente normais e afetam todas as raparigas num determinado momento da sua adolescência, começando por volta dos 9 anos e continuando ao longo da adolescência. Fazem parte do processo natural de crescimento, por isso não precisas de sentir vergonha!
Passemos ao que interessa
Já reparaste nas mudanças do teu corpo? De repente ficaste mais alta? Começaram a crescer pelos na tua zona púbica, nas axilas e nas pernas? Os teus seios começaram a crescer? Por vezes notas um corrimento branco nas cuecas? Nada disto é motivo de preocupação: faz tudo parte da puberdade – as fantásticas mudanças que acontecem quando passas de menina a mulher!
Vê o filme animado para perceberes a forma como o teu corpo se desenvolve durante a puberdade! Também podes clicar nas letras para ires diretamente para um tema que te interesse.
Somos todas diferentes
Tu és tal como és e, durante a puberdade, todas as raparigas sentem as mudanças em diferentes alturas. Ao passo que algumas raparigas podem já ter notado mudanças nos seus corpos por volta dos oito anos, com outras nada se passa antes dos doze anos. Algumas amigas tuas irão desenvolver-se mais cedo ou mais tarde do que tu, mas não te preocupes, somos todas diferentes. As sensações delas serão certamente muito idênticas às tuas.
A ilustração seguinte dá-te uma imagem aproximada do que acontece às raparigas durante a puberdade. Podes constatar que o primeiro período até te aparece bastante tarde durante a puberdade. Antes disso, os pelos púbicos e os seios começam a crescer, irás notar um corrimento branco e darás um salto de crescimento. Por volta dos 17 anos, o teu corpo já estará completamente desenvolvido. É perfeitamente normal que cada rapariga desenvolva as suas formas femininas individuais. Tu és tal como és.
A verdade sobre o tamanho dos seios
Todas as raparigas são diferentes, e isso é bom! O tamanho e a forma dos seios não tem qualquer impacto no seu funcionamento; por exemplo, as mulheres com seios maiores ou mais pequenos não notam necessariamente qualquer diferença na sua capacidade de produzir leite e alimentar os seus bebés.
Por vezes, um seio cresce mais depressa do que o outro, durante a puberdade. Não entres em pânico! Geralmente acabam por ficar mais ou menos do mesmo tamanho, embora não seja fora do comum encontrar seios significativamente diferentes, o que normalmente não é motivo de preocupação.