Mitos

Imagem de duas jovens a ler um livro. A imagem ilustra os vários mitos que estão associados à menstruação.

Nem tudo o que se diz sobre o período é verdade! Apresentamos em seguida algumas afirmações que já podes ter ouvido – vê se sabes se são verdadeiras ou falsas.

"Se for para uma piscina com um tampão, pode haver fugas de fluxo para a água." Falso!
Não precisas de te preocupar com as fugas porque o fluxo é absorvido no interior da vagina. Basta colocares um tampão novo antes de ires nadar e mudá-lo em seguida.

"Se praticar desporto, posso perder o tampão." Falso!
Podes praticar desporto enquanto usas um tampão, uma vez que ele se expande e não sairá do lugar, mesmo que corras ou jogues à bola.

"Posso praticar desporto durante o período." Verdadeiro!
Se usares o tampão adequado ao teu fluxo, podes praticar desporto em qualquer dia do mês! Colocado no interior do teu corpo, o tampão não sai do lugar e não permite que haja fugas de fluxo, mesmo durante o exercício físico. Basta lembrares-te de mudar regularmente o tampão, quando ele tiver atingido a capacidade máxima ou até um máximo de 8 horas após a colocação. Escolhe sempre um tampão com o nível de absorção mais baixo para o teu fluxo menstrual. O desporto também é excelente para te sentires descontraída e pode ajudar a evitar as contrações do útero.

"Uma rapariga com menos de 12 anos não pode usar tampões." Falso!
Podes usar tampões a partir do momento em que te aparece o período. Os tampões o.b.® ProComfort™ Mini foram especialmente concebidos a pensar nas raparigas muito jovens. Graças à ponta estreita, ao formato fino e à cobertura suave SilkTouch™, estes tampões são particularmente fáceis de colocar.

"Uma virgem também pode usar tampões." Verdadeiro!
Devido às alterações hormonais que ocorrem antes do primeiro período, o hímen (localizado na parte frontal inferior da abertura vaginal) torna-se uma membrana macia e flexível. Isto significa que os tampões mais pequenos, como o o.b.® ProComfort™ Mini, podem ser usados normalmente, mesmo que sejas virgem. O o.b.® ProComfort™ Mini é particularmente fácil de colocar.

"Posso perder o fio e não conseguir remover o tampão." Falso!
Os tampões foram concebidos de modo a que o fio fique sempre do lado de fora do corpo e não há qualquer forma de desaparecer dentro do corpo. Os tampões o.b.® são fabricados de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e desenvolvidos de forma a que o fio fique corretamente fixado ao tampão. Em cada fase do processo de produção, monitorizamos os tampões a fim de garantir a máxima qualidade. Para teres a certeza de que o fio está bem preso ao tampão, puxa-o com força antes de colocares o tampão! Verás que o fio está bem preso ao tampão!

"O tampão pode ficar preso ou perder-se dentro do meu corpo." Falso!
O tampão ajusta-se perfeitamente ao espaço para o qual foi concebido e não pode deslocar-se para qualquer outra parte! O tampão não pode passar para o útero. A abertura entre o útero e a vagina é demasiado pequena para permitir que o tampão passe pela mesma. O tampão não fica preso; se tiveres a sensação de que não se quer mover quando puxas o fio, provavelmente ainda não está na altura de o mudares, ou então estás demasiado contraída e precisas de relaxar.

"O tampão pode ser colocado demasiado fundo e posso não conseguir voltar a encontrá-lo." Falso!
Há dois motivos pelos quais isto não pode acontecer. Em primeiro lugar, o comprimento do fio do tampão permite-te ver o fio, depois de colocares o tampão. Em segundo lugar, e acima de tudo, o tampão não consegue passar para o útero, uma vez que a abertura é demasiado pequena. Podes ver tudo isto claramente no vídeo "Como colocar um tampão".

"Tenho de mudar o tampão no mínimo a cada 4 horas, senão pode ser prejudicial para mim." Falso!
Os tampões podem ser usados até 8 horas. Depende do teu fluxo. Normalmente, é preciso mudá-los a cada 3 a 6 horas nos primeiros dias, em que o fluxo é mais abundante. Nos dias de menor fluxo, próximos do fim do período, normalmente podes usar um tampão mais pequeno e mudá-lo a cada 6 a 8 horas. Escolhe sempre um tampão com o nível de absorção mais baixo para o teu fluxo menstrual. Também podes usar um tampão durante a noite.

"Posso usar um tampão durante a noite." Verdadeiro!
Podes usar tampões durante a noite, sem qualquer problema! Basta mudares o tampão antes de ires para a cama, e de manhã, assim que acordares. Usa sempre um tampão com o nível de absorção mais baixo para o teu fluxo.

"Não devo usar tampões todos os dias do período, para dar descanso ao corpo." Falso!
Os tampões funcionam em harmonia com o teu corpo, pelo que não há motivo para não poderes usá-los desde o início até a fim do período. O importante é usares sempre um tampão com o nível de absorção mais baixo para o teu fluxo e mudá-lo quando ele tiver atingido a capacidade máxima ou até um máximo de 8 horas após a colocação.

"Posso experimentar colocar um tampão antes de ter o meu primeiro período." Falso!
Antes de experimentares usar tampões, deves aguardar até te aparecer o período, por dois motivos. Primeiro, porque o hímen (localizado na parte frontal inferior da abertura vaginal) pode não estar preparado – ele torna-se macio e flexível devido às hormonas produzidas, quando o período está para breve. Em segundo lugar, porque o fluido menstrual permite colocar e remover o tampão facilmente, bem como expandir-se no interior do corpo. Antes disso, é provável que a vagina esteja demasiado seca e a colocação irá causar desconforto.

"Os tampões não devem ser usados por adolescentes, porque os corpos ainda não estão preparados." Falso!
Assim que começas a ter o período, o teu corpo está pronto para usar tampões. No início é aconselhável experimentares tampões mais pequenos, como o o.b.® ProComfort Mini. Os tampões o.b.® ProComfort Mini são particularmente fáceis de colocar.

"Os tampões bloqueiam o sangue." Falso!
Os tampões não bloqueiam o fluxo natural. Apenas absorvem o fluido e direcionam-no para o respetivo núcleo até estarem totalmente saturados. Um tampão saturado deixa o fluido sair.

"Tenho de mudar o tampão sempre que vou à casa de banho." Falso!
Não precisas de tirar o tampão para ires à casa de banho porque a vagina, a uretra e os intestinos são órgãos separados, cada um com o seu próprio orifício. Apenas a quantidade de fluxo determina a frequência com que deves mudar o tampão. Para verificares se é preciso mudar o tampão, puxa suavemente o fio. Se o tampão se mover facilmente, significa que está suficientemente saturado e deve ser mudado. Caso contrário, não o removas e verifica de novo passado um bocado (não o deixes ficar mais de 8 horas).

"Um tampão é demasiado pequeno para me proteger devidamente." Falso!
Os tampões podem ser pequenos, mas as fibras que os compõem são altamente absorventes. Direcionam o fluido para o respetivo núcleo e retêm-no até estar na altura de mudar de tampão. Só tens de descobrir qual o nível de absorção adequado para ti, que pode variar em função do facto de estares no início ou no fim do período. Lembra-te de usar sempre um tampão com o nível de absorção mais baixo para o teu fluxo. Quando começares a usar tampões, experimenta primeiro o o.b.® ProComfort™ Mini, uma vez que é o mais fácil de colocar. Experimenta o.b.® ProComfort™ Normal para uma proteção confortável, no caso de o fluxo se tornar mais abundante.

"Enquanto adolescente, só devo usar o tamanho mais pequeno." Falso!
Sem dúvida que deves começar com o tamanho mais pequeno – o.b.® ProComfort™ Mini – porque é mais fácil de colocar e remover, se estiveres a usar tampões pela primeira vez. No entanto, o tampão que usas deve depender do teu fluxo. Normalmente, o fluxo nos primeiros dias do período é mais abundante, pelo que precisas de um tampão que te faça sentir segura e seca. Experimenta o o.b.® ProComfort™ Normal, para uma proteção confortável. Recomendamos que utilizes sempre um tampão com o nível de absorção mínimo necessário para o teu fluxo menstrual, o qual é indicado pelas gotículas impressas na embalagem.

"Quando uso um tampão, não devo senti-lo." Verdadeiro!
Quando um tampão está corretamente colocado, não deves senti-lo. Se o sentires quando te sentares ou dobrares, significa que não o colocaste com a profundidade suficiente.